Visão


1 - O JOVEM E A FAMÍLIA

            A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, a ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.

            Estudos demonstram que na década de 90 a tendência foi a diminuição no número de pessoas que compõem a família e aumento da diversidade dos grupos familiares, além da diminuição no número de casamentos.

            Houve também um aumento do número de relações sem registro, uniões consensuais, “sem papel passado” quase dobraram na última década; Menos casamentos e mais uniões rompidas: De 1991 a 2002 as separações aumentaram 30,7%. Houve um incremento de 59,6% dos divórcios. O percentual de divorciados em novas tentativas de casamento passou de 5,3% do total em 1991 para 10,8% em 2002.

             “Independente da sua estrutura e configuração, a família é o palco em que se vive as emoções mais intensas e marcantes da experiência humana. É o lugar onde é possível a convivência do amor e do ódio, da alegria e da tristeza, do desespero e da desesperança. A busca do equilíbrio entre tais emoções, somada às diversas transformações na configuração deste grupo social, têm caracterizado uma tarefa ainda mais complexa a ser realizada pelas novas famílias”.

            Entretanto a família é sagrada. Foi criada por Deus para nela sermos felizes. Jesus quis viver numa família e ser obediente por 30 anos a seus pais. (exemplo para os filhos).

            Foi Deus quem quis que viéssemos ao mundo por nossos pais. Foi Deus quem deu aos pais autoridade sobre os filhos para educá-los. Use (Ef. 6,1-3): “Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor, porque isto é Justo. Honra teu pai e tua mãe que é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra”.

            Muitos filhos ingratos ofendem os pais com palavras, palavrões, insultos, até batem nos pais. Se a mãe não faz a comida que ele quer, já vai xingando, batendo porta e reclamando...
Filhos que exigem o que o pai não pode dar, roupas caras, roupas de “marca”, tênis caro, etc...
Quantos pais choram em silêncio nos seus quartos, sem que os filhos saibam.

            Quando estamos diante de um conflito juvenil procuramos a causa dos problemas fora e quase nunca dentro, esquecendo-nos de que a maioria dos problemas dos jovens nasce do ambiente onde vivem e onde desenvolvem a própria personalidade. A família continua sendo o centro essencial da serena realização dos jovens, portanto, nada e ninguém pode interferir positiva ou negativamente nas escolhas e no futuro destes jovens.
            Senhor Jesus, dê a cada família a consciência da própria missão de educar e conduzir os filhos à vida e à esperança. Faça Senhor, com que cada família seja reflexo do Teu amor misericordioso e o lugar da abertura dos jovens a Cristo, luz e vida do mundo.
2 - O JOVEM E A SOCIEDADE
            O jovem atualmente vem sofrendo, a cada ano, consideráveis transformações morais, físicas e psicológicas. É visto pela sociedade como um inconseqüente, irresponsável; tais acusações têm fundamento, visto que ele próprio destruiu sua imagem dando início a uma degradação moral, talvez, irreversível.

            Tais dificuldades terão conseqüências futuras, pois muitos jovens já sofrem suas irresponsabilidades, devido à emancipação sexual juvenil incoerente, em que proliferam as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce.

            A sociedade não vem cumprindo o seu papel, vivendo mais preocupada em construir fortunas e poder, do que propriamente na função de conduzir, ou guiar o homem pelos melhores caminhos éticos para que ele não penetre na trilha do crime.

        Contudo essa sociedade em que vivemos tem falhado na tentativa de encaminhar o jovem pelos caminhos da fé, do trabalho e da obrigação moral familiar, como também em relação a essa mesma sociedade.

            Mas qual seria o papel do jovem nos dias de hoje dentro de sua sociedade. Com toda essa criminalidade entre os jovens, drogas, fome?

            Entretanto há uma minoria que se opõe a essas posições, lutando pelo que deseja, mostrando que possui garra e força de vontade. Estuda, previne-se consciente da importância do amor pela vida sem deixar de ser, porém jovem.
           
            Essa minoria acredita no papel de agente transformador, jovens que encontramos em  ONG´s como Amigos da Natureza que discuti o papel do jovem no meio ambiente, tem-se também a UBES e a UNE que desde 1948 tem um papel importante nas transformações sociais marcado pela ditadura, tendo papel mobilizador no “Diretas Já” e no “FORA COLLOR”. 

3 - O COMPORTAMENTO DO JOVEM NA ESCOLA
            A Educação sempre serviu para tornar os jovens mais conhecedores de si mesmos. Educar é estimular os jovens a avaliar com consciência os valores pelos quais a humanidade se rege e prestar-lhes a sua adesão, procurando crer neles e seguindo-os o mais fielmente possível.
            O grande objetivo da educação é o desenvolvimento do jovem ao nível de todas as facetas da sua personalidade para conseguir seguir um caminho digno e construir uma vida com base no sonho de cada um.
            Por vezes, os jovens pensam que a educação é feita somente a nível escolar, o que, inevitavelmente, conduz a um grave erro, porque a educação que vamos adquirindo e transmitindo ao longo de gerações tem em vista não só o desenvolvimento escolar mas também o pessoal, o social, o religioso, entre muitos outros que poderiam ser citados.
            A liberdade verdadeira e responsável que todo jovem almeja só é adquirida se o jovem viver em harmonia no seio familiar, porque também pertence aos pais um papel importante. Deles depende, em muito, a maneira de pensar e de encarar as realidades da vida por parte dos jovens que se encontram sob a sua tutela. Mesmo que não pareça, o jovem procura, quase sempre, seguir o exemplo dos pais ou dos familiares mais chegados.
            A liberdade de cada um está intrinsecamente ligada ao processo educativo adquirido por cada indivíduo.
            É de extrema importância que os pais e os educadores assumam uma atitude de compreensão e de diálogo perante os jovens. Do contrário, eles tornar-se-ão insatisfeitos e revoltados com tudo o que os circunda.
            A prova disso são os inúmeros casos de desrespeito dentro das escolas. Alunos que ameaçam professores, agridem os colegas e funcionários e chegam ao ponto de lançarem bombas dentro das escolas, caso recente que aconteceu em uma Escola de Ensino Fundamental do Guará II – Brasília – DF.
            Está certo que o jovem aceite a educação que lhe é oferecida. A "missão" de educar, dentro ou fora de casa, é recíproca. Tanto vai depender do jovem como das pessoas que o rodeiam e procuram apoiar.

4 - O JOVEM E UMA VIDA COM DEUS

            A vida do  jovem cristão também se projeta na sociedade em que vivemos, isso nos remete a vida de um grande jovem que se chamava Daniel, que viveu em uma sociedade totalmente diferente de suas crenças e estilo de vida, mas firmado em Deus não se contaminou com a sociedade imunda de sua época. E por essa fidelidade a Deus foi livre da morte e feito um grande Governante de seu País (Dn  6. 26-28). 

            Os Jovens e adolescentes precisam olhar para Cristo (Hb 12.2), a terra está sem sabor, precisamos levar o tempero de Cristo para o mundo, deixe Deus usar a sua vida e colherás as mais ricas bençãos de Deus para você e seu futuro!!!
            Jesus Cristo é quem os ilumina sobre o desígnio divino da salvação. É Ele que veio anunciar a Boa Nova e nos ensinar a viver, já nesta vida, os valores do Reino definitivo, tornando presente a beleza da vida da graça divina em nós.
            Quais são estes valores que os jovens cristãos são chamados a proclamar ao mundo com a palavra e o testemunho de vida? A enumeração desses valores nos ajuda muito, pois nos faz compreender que eles se completam e procuram retratar a vida de Jesus Cristo que devemos imitar. Esta é a missão dos cristãos e mais ainda dos jovens cristãos.
            Mas porque é tão difícil fazer a obra de Deus, devemos pensar nisso, quantas vezes olhamos o celular por dia, quantas horas passamos em frente a um computador, quantas vezes olhamos sites de relacionamentos e afins…mas na hora de tirarmos um tempo para Deus, não temos tempo, sempre estamos cheios de tarefas cotidianas.
            Contudo, devemos sim fazer a diferença, sermos separados em uma sociedade tão violenta, mas nunca ser separado da sociedade. Ser sal na terra é usar de sabedoria para impactar as almas que estão sedentas pela Palavra de Deus, e é nos jovens que nesses últimos tempos fomos chamados para anunciar a salvação!!
            Os jovens cristãos são chamados a dar testemunho de vida solidária e feliz pela comunhão de bens, para marcar a superação do egoísmo e revelar a força de Cristo em nosso meio. Na medida em que partilhamos o pão, a humanidade torna-se mais fraterna e obtemos como fruto a alegria própria do amor gratuito de quem vive o Evangelho da partilha e da comunhão.
5 - PROPOSTA
Venho através deste Projeto, de cunho pessoal, o qual Deus colocou em meu coração, para lhe pedir ajuda ou até mesmo apoio a fim de desenvolver um trabalho evangelístico.
Meu nome é André Fernandez Almeida, cantava funk em várias boates, festas, show e eventos no Distrito Federal. Chegava a levar 02 ônibus de jovens e adolescentes para casa de show na Asa Norte com a finalidade de se prostituírem, se alcoolizarem, arriscando suas próprias vidas!
Lembro-me de um fato, como se fosse hoje, onde meu irmão, Jader, que congrega na Igreja de Deus do Guará, me chamava para ir à sua igreja. Mas como eu não conhecia Deus e não tinha sabedoria da Sua palavra, não me importava com o convite. A minha busca estava nos prazeres do mundo e nos pecados que hoje assola a juventude.
6 - PROJETO NAS ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL
Este projeto foi colocado em prática durante alguns meses do ano de 2010 e muitos adolescentes foram abençoados e aceitaram a Cristo como salvador de suas vidas se livrando das drogas, da prostituição e dos vícios que atualmente assolam nossa sociedade.
O projeto ficou parado por algum tempo, pois os equipamentos que eram utilizados neste trabalho eram emprestados de um amigo que por motivo pessoal, se desfez de todo equipamento.
Para o ano de 2011, quero voltar a fazer o mesmo trabalho e atualmente conto com o apoio e orações de líderes e pastores. Atualmente estou gravando meu 2º CD e tenho a intenção de doar 01 CD para cada escola que eu visitar.
Perdoe-me se eu estiver errado, mas não prego o nome de uma igreja e nem uma religião, apenas quero salvar vidas e apresentar a verdadeira alegria que o nosso Deus pode nos dar!
Portanto para que eu volte a fazer este trabalho e coloque e prática este projeto novamente, preciso do vosso apoio, pois sem a sua colaboração e autorização, não irei conseguir.

7 - TESTEMUNHO
No dia 13 de fevereiro de 2008 meu irmão refez o convite de ir para igreja em troca de um simples sanduíche, e me convenceu!
Meu grande sonho era fazer um show fora de Brasília, e realmente o sonho foi realizado, o show aconteceria na cidade de Caldas Novas (GO). Com a produção que eu tinha estava tudo certo, porém uma pessoa não queria que eu fosse. Essa pessoa, Iolanda de Mello, minha mãe que por muitas vezes eu desrespeitava e que por isso, várias vezes passava mal, insistiu para que eu não fosse. E deu certo, estava decidido em obedecer minha mãe, porém os companheiros de show decidiram ir ao show em Caldas Novas, afinal já estava tudo acordado.
Contudo o Senhor já tinha um plano em minha vida e neste meio tempo, a convite de um amigo de noitadas que já conhecia Jesus, aceitei o Senhor como único e salvador da minha vida.
Entretanto, a proposta do show em Caldas Novas permanecia, e a minha produção junto com o dançarino Douglas optaram por realizar o show. Em uma ultrapassagem no trânsito o carro capotou acusando perca total. O grande amigo e dançarino Douglas morreu no local do acidente Marcos Tulho teve fratura na clavícula, André Produção teve fratura no joelho, Alexandre Produção sofreu sérias fraturas no rosto. 
Eu, por ter obedecido a minha mãe, por ter aceitado o convite do meu irmão, por ter conhecido o Senhor Jesus, estou aqui para contar este fato, livre, sarado, liberto e pronto para levar a palavra de Deus aos quatro cantos do mundo!
Hoje continuo cantando funk, rap, MPB, sertanejo universitário e louvores, porém tudo só para Deus, pois toda honra, toda glória seja para Ele, meu Deus Jesus de Nazaré!